Jogos Olímpicos · Todos os posts · Turismo e Curiosidades

Dicas e curiosidades londrinas

Amigos

Depois de uma semana em Londres (tempo insuficiente para conhecer tudo o que aquela maravilhosa cidade oferece) aqui vão algumas dicas para facilitar e estada e o deslocamento e curiosidades sobre a cidade.

Alguns acessórios são fundamentais:

– mochila para carregar os pertences e todas as tranqueiras que você fatalmente comprará nas inúmeras lojas que oferecem de tudo

– esteja sempre com um abrigo, de preferência impermeável, pois o verão londrino é imprevisível. Chove, garoa e faz sol umas três vezes por dia

– Tenha à mão o mapa do metrô (underground). A rede de metrô londrino é imensa e é impossível tentar decorar os trajetos e as conexões que você terá que fazer para acessar os lugares que visitará

– Você tem várias opções de passes de transporte: os mais comuns são os Day-pass (passes diários – depois das 9:30 é mais barato – off-pick day pass) e o Oyster (passes para períodos mais longos). Mas preste atenção no zoneamento da cidade. Isto definirá o tipo de passe que deverá comprar.

– Os tickets do metrô são exigidos na entrada e na saída das estações. Então cuidado para não perdê-los ou danificá-los

– Certifique-se dos horários das atividades do metrô. Cada linha tem horário diferente para começar e para encerrar as atividades.

Para quem que comprar artigos esportivos,  a Lillywhites é a maior loja de esportes da cidade. Cinco andares onde há de tudo. E logo na entrada (no térreo) há muitas ofertas. Vale  a pena dar uma olhada. Estação Picadilly Circus (Picadilly Line), saída 3. Você dará de cara com a loja

Para quem gosta de bugigangas (mais conhecidas por souvenirs) a Cold Brittania é a melhor. Ao lado da Lillywhites. Mas nos arredores de Picadilly Circus e Leicester Square há muitas delas. Os preços variam pouco.

Há muito o que ver na cidade, mas para quem fica pouco tempo como eu, recomendo:

a visita ao British Museum (Estação Russel Square – Picadilly Line – Azul) – imperdível/sensacional

Uma ida a Covent Garden (Estação Covent Garden – Picadilly Line) – bairro com inúmeros pubs e um mercado (Covent Market) com muitas lojas e locais para alimentação dos mais variados tipos. Se tiver sorte ainda vai curtir algum show com artistas de rua. Se der vá à noite também

– Palácio de Buckingham, Abadia de Westminster e Big Ben (dá para fazer tudo a pé). A parada pode ser na estação Westminster (District Line – verde). Se der sorte verá a troca da guarda.

– Borough Market (Estação London Bridge – Northern Line (preta) ou Jubilee Line (cinza). Lá há muita opção de comida mas o Hamburger Elliot é imperdível. De lá dá para caminhar às margens do Tâmisa até a Tower Bridge. Se der atravesse a ponte e vá à London Tower que é um castelo onde estão as joias da rainha e muitas outras atrações como armas e instrumentos de tortura utilizados na era medieval.

– Não entrar em um Pub e tomar uma Guinnes é sacrilégio. Se quiser pode pedir um “half pint” ou seja, um copo menor de cerveja.  E a história da cerveja quente é lenda. Todas que tomei estavam bem geladas. Para quem gosta de algo mais suave tome a Carling, Stella Artois ou a London Pride.

– Não comer um Fish and Ships também será considerado politicamente incorreto. Mas cuidado onde você come. Nos pubs é mais seguro.

Prepare-se para um regime baseado em batatas. Fritas, cozidas, assadas, crocantes, macias, elas estão presentes em quase todos os pratos servidos em Londres.

Bem, estas foram algumas dicas para um passeio rápido em Londres. Mas tem muito mais coisas interessantes e maravilhosas para serem vistas. Tudo depende do tempo disponível.

Big Ben e o Parlamento Inglês
Abadia de Westminster
Covent Market em Covent Garden
Borough Market – Elliot Hambuguer
E no pub é só escolher