Colaboradores · Todos os posts

Reflexões sobre o Esporte

Amigos do Basquetebol

Trago novamente uma colaboração do Professor Jorge Olímpio Bento.

Em seu livro – Desporto: discurso e substância (Ed. Campo das Letras – 2004), nosso colaborador faz uma análise bastante interessante sobre o esporte e suas diferentes manifestações.

Com a devida autorização do autor, atrevi-me a sintetizar algumas de suas ideias que trago a vocês através do blog. Lembro que a ortografia original foi mantida, pois o livro é escrito em Língua Portuguesa de Portugal.

O Desporto é uma forma de relações e condutas humanas, um códice de normas de trato humano duramente posto à prova em situações e dificuldades como são as do jogo e da competição.

O Desporto pertence ao conjunto dos domínios corporais em que nos reconhecemos como seres humanos, em aprendemos estilos de respeito e gestos de circunspecção humanizadores que temos uns para com os outros.

O Desporto ainda é um espaço inigualável de formação humana, por ser um domínio cultural, criado livre de finalidades existenciais ou de sobrevivência. Assume-se nele o esforço humano de procura e realização de sentidos sob a forma de vivências motoras.

A vida e a sociedade atuais são muito criticadas por serem perpassadas pela competição e esta é duramente vergastada por ser fonte dos males que assolam aquelas. Eis um tremendo equívoco. A acusação deve voltar-se para outro alvo. A competição é base e pressuposto para a cooperação. Quem não sabe competir não sabe cooperar.

O jogo é uma rara oportunidade do homem reecontrar e assumir a variedade e naturalidade de acepções do ser humano. O jogo desportivo socializa na vitória e na derrota. É uma ação renovadora e enriquecedora, porque permite experimentar ações sem as consequências que teriam num ato sério. Permite acumular respostas de tipo novo dificilmente atingíveis de outro modo e abordar problemas que normalmente ficariam por tratar. Reproduz tensões e contradições da vida. O jogo altera e inverte papeis e situações: quem até agora perdeu pode ser em breve o vencedor; quem ganha hoje pode estar seguro de que isso não acontecerá sempre.

Os valores adquiridos e cultivados pelo palco desportivo não se confinam a esse espaço; transitam para além dele.

Relatos de atletas sobre valores adquiridos no desporto:

  • Colocar paixão e emoção no que se faz
  • Exercitar a disciplina e autodisciplina e gerir bem o tempo de cada dia
  • Suplantar deficiências e perseguir o aperfeiçoamento
  • Interagir com os outros
  • Agir segundo as regras do jogo como forma de se respeitar a si próprio
  • Desenvolver e testar competências: motoras, técnicas, táticas, afetivas e cognitivas
  • Nunca desistir, saber lidar com adversidades
  • Incorporar o gosto e o risco de tomar decisões
  • Assumir responsabilidades e aceitar críticas
  • Formar um sentido de liderança
  • Cultivar a imaginação, inovação e a criatividade

O desporto é um lugar de descoberta e revelação.

No desporto todos têm lugar. O reconhecimento e o respeito pelas diferenças. A vivência e a aceitação da vitória e da derrota, do sucesso e do insucesso, da superioridade e da inferioridade, do mérito e da falta que este nos faz.

 Esta é mais uma brilhante contribuição do amigo Jorge Bento ao esporte e a todos aqueles que acreditam no valor do esporte para a formação e desenvolvimento global dos indivíduos.

desporto - Bento 002